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essência de uma marca

A essência de uma marca é simples: saiba quem você é. Seja quem você é. Diga quem você é.

Se você está construindo uma marca ou redefinindo a antiga, é fácil se perder nos detalhes de fontes, logotipos e diretrizes de voz.
São elementos de design e de mensagens importantes para sua identidade mas não são sua marca.

A essência de uma marca é simples: primeiro, saber quem você é. Segundo, ser quem você é. E, finalmente, dizer quem você é.

Sei que

Logística é uma operação altamente complexa, mas as complexidades não importam para os clientes. Tudo o que importa é a nossa promessa de marca. Simplificando, a marca é sinônimo de “confiabilidade”. Defina o seu benefício para os clientes em termos mais simples possíveis.

Seja

Sua marca é a essência de quem você é, mas isso não significa nada sem uma ação correspondente. Uma vez que você fazer um promessa aos clientes, você precisa cumprir. Isso na marca é tudo. Toda vez que você manter a promessa, você fortalece sua identidade de marca. Quando você quebrar a promessa, você diminui a marca.

Se a promessa é a confiabilidade, então você precisa oferecer confiabilidade em tudo o que faz – de seus produtos e serviços ao seu portal na internet e sua comunicação. Assim você estará construindo a propriedade da marca com os clientes.

Diga

Depois de saber quem você é e que entrega o que promete, você precisa dizer quem você é para os clientes – sempre. Sua marca tem vários pontos de contato com o mercado. Isso significa que sua “expressão” pode mudar para cada cliente, mas o coração e a alma de sua mensagem precisa ser consistente.

Quem você é deve ser a bússola que orienta seu olhar, seus sentimentos e como você se comunica com o público: “Eis o que eu sou, e aqui está o quê beneficia você, cliente” .  Em cada e-mail, site, blog, conversa de telefone e post em redes sociais, seja consistente. Use seus elementos de design para dirigir essa carga de mensagem.

Lembre-se: a maioria dos clientes não gasta muito tempo aprendendo sobre o seu negócio. Eles não leem os seus anúncios, site e comunicados de imprensa, da mesma forma que leem o jornal da manhã. Se você quer que os clientes instintivamente associem o seu negócio com sua promessa de marca, você não pode ter medo de repetir-se.

Antes de ser pego em jogos de palavras, opções de fonte e paletas de cores, pergunte-se para começar: Por que estou neste negócio? Qual é o benefício exclusivo para os clientes?
Se você quiser que o seu pequeno negócio cresça e prospere, você precisa saber as respostas. E sempre manter suas promessas.

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