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bombardeio de informações

Aproximar e reter, os desafios da comunicação em tempos de bombardeio de informações

Considerações sobre a informação na era digital

O mundo não está mudando. Ele já mudou. E com a revolução digital que estamos presenciando, mudou também a forma de consumirmos informação.

Somos constantemente bombardeados por informações de toda espécie e assim criamos defesas, uma imunidade a abordagens tradicionais. O impacto das formas intrusivas ou interruptivas da propaganda tradicional começam a perder suas forças. Cresce o número de usuários que habilitam o “anti pop-up” bem como o número de usuários que optam por não ver propaganda em seus navegadores.

Os anúncio em redes displays, que “surgem” quando visitamos portais e sites e “por mera coincidência” oferecem produtos ou serviços que pesquisamos recentemente, faz parte de uma estratégia agressiva de marketing que redesenha o conceito de privacidade. Funcional, mas intrusiva.

É importante o papel da publicidade na retenção da marca na mente do consumidor: “veja minha marca, veja o que eu faço”.  Porém, quando se segmenta o mercado e se pretende impactar públicos específicos, talvez o quadro fique mais complicado. Pergunte-se:

 

  • Como profissionais que transitam no B2B procuram informação de produtos e serviços?
  • A linguagem tradicional da propaganda é capaz de motivar o engajamento e fidelização suficientes para dar suporte à vendas B2B?

 

Isto é um fato:

Estamos muito mais seletivos e apenas nos envolvemos quando o conteúdo é relevante para a nossa experiência.

 

Como escrevemos antes, o “veja minha marca” e o “veja o que eu faço” estão sendo revelados pelo marketing.

Mas e o “veja como faço”, “veja como posso ser útil para seus negócios”, “você sabia que nós podemos ajudar sua empresa a resolver o problema X?

Os anúncios de banners são eficazes para a conscientização de marca, mas não são capazes de aproximar e criar laços com clientes e prospects.

 

O conteúdo relevante pode realizar esta missão.

Ele pode envolver os consumidores em todos os estágios da “viagem de consideração”, conduzindo uma variedade de objetivos, como geração de leads, assinaturas de email, compras e muito mais. É uma ferramenta ótima para aumentar o potencial de descoberta, awareness e consideração da sua marca ou do seu produto. É uma ferramenta de topo de funil.

Além disso é uma forma de entregar mensagens relevantes para seu público em um contexto que não atrapalhe sua experiência. É um formato que está integrado ao conteúdo editorial de forma não disruptiva.

Em estratégia de longo prazo pode ser utilizada nas etapas seguintes do funil, aprofundando conhecimento  e revelando os benefícios que sua marca pode agregar aos negócios de seus clientes.

Além de ser estratégia não intrusiva para impactar clientes e prospects, é também a possibilidade do caminho inverso: dos clientes se aproximarem da marca.

Basicamente é a geração de conteúdo vinculado à marca, onde o relato em si é mais importante do que a marca.

É o que a marca quer dizer, é o que os meios querem divulgar e o que o usuário quer saber. Todos ganham.

A estratégia é a geração de conteúdo educacional, informativo ou de entretenimento, onde a marca esteja perfeitamente integrada, de forma não disruptiva, e o usuário não perceba o conteúdo como publicitário.

Os principais argumentos para esta estratégia é a melhora da reputação corporativa, o aumento do engajamento e o impacto positivo a novos clientes.

Por ser uma estratégia de longo prazo, torna-se também uma ferramenta perfeita para se manter na mente do consumidor de forma orgânica e amistosa.

Comparado aos formatos tradicionais de mídia, o conteúdo relevante se consolida como uma maneira eficaz da construção de confiança e engajamento com os potenciais consumidores.

Ele se funde mais naturalmente com hábitos e fontes de consumo de conteúdo da audiência.

Em suma:

Gerar conteúdo relevante é a melhor maneira de conseguir leads qualificados e desenhar um quadro onde decisores interessados em determinadas soluções, possam ser prospectados.

Para finalizar, a geração de conteúdo, planejada estrategicamente e monitorada com as diversas tecnologias disponíveis, se encaixa perfeitamente no planejamento de comunicação de empresas de todos os portes e gera forte sinergia quando utilizada concomitante com os planos de marketing e publicidade.

 

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